O
esquilo é um mamífero
roedor da família
Sciuridae. No Brasil, o esquilo também é conhecido por
serelepe,
caxinguelê,
caxinxe,
catiaipé,
quatimirim,
quatipuru ou
acutipuru. Os esquilos estão espalhados por quase todo o mundo, a maioria nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também em algumas zonas de clima frio. Como todos os roedores, possui presas fortíssimas, com que roem sementes com facilidade. O esquilo é um animal arborícola, vive nas copas das
árvores, de onde saltam de um ramo para outro, seus saltos chegam a atingir até 5 metros de comprimento, sem temer a queda.
As sementes são as principais fontes de alimentação, mas também consomem insetos e frutas. Quando coletam alimento, enterram algumas sementes que encontram, sendo que algumas chegam a germinar, como pinhões e coquinhos, acabando por plantar árvores como araucária e jerivá.
Constroem ninhos com folhas e galhos, para abrigarem as suas crias da chuva e do vento, em ramos muito altos, em árvores como a cajarana. Durante a gestação, os pais preparam o ninho para receber os filhotes, que variam de 3 a 7 por ninhada. Quando adulto, seu corpo chega a medir 25 cm e o rabo 25 cm ou mais.
Esquilo voador
Os
esquilos voadores pertencem a subfamília
Petauristinae (família
Sciuridae) e vivem principalmente na
Indonésia. Existem 36 espécies de petauristíneos. Na verdade, eles não voam, apenas planam - depois de saltar, abrem as patas, que são ligadas por membranas finas que dão maior aerodinâmica para planar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário